SUPORTE E DICAS PARA O IONIZADOR MIRASOL
Você precisa saber o volume de água de sua piscina para escolher um dos 5 modelos da Linha MIRASOL, conforme abaixo:
Identifique a unidade MIRASOL que corresponda o volume de água da piscina.
Lembrando que o MIRASOL é o único IONIZADOR que possui uma exclusiva LUVA REDUTORA (patenteada), a qual deve ser usada para adequar o equipamento ao melhor tratamento para sua água.
(SPA=1.000 a 15.000lts / MINI=15.000 a 40.000lts / PLUS=30.000 a 110.000 lts / CLUB=70.000 a 150.000lts /MAX=100.000 a 200.000lts)
MONTAGEM INICIAL DO MIRASOL INDICADO PARA O TAMANHO DE SUA PISCINA EM LITROS
Após receber seu MIRASOL, desembale todo o conteúdo e leia atentamente no Manual de Instruções para conhecer o equipamento e sua utilização antes de prosseguir com a montagem da unidade ionizadora.
1. Inspecione o painel solar para verificar se há danos visuais ou imperfeições que possam ter ocorrido durante o transporte. Se notar alguma discrepância, entre em contato com seu revendedor ou com o serviço de atendimento ao cliente da MIRASOL.
2. Deite a unidade com a face para baixo em uma superfície lisa.
3. Rosqueie manualmente qualquer extremidade do ANODO MINERAL no sentido horário no parafuso central da unidade ionizadora. Aperte o suficiente para ficar fixado e sem nenhum espaço.
4. Encaixe a MOLA de inox que ficará apoiada nos 3 pinos de contato e em volta do anodo mineral.
5. Encaixe o ELEMENTO FILTRANTE que ficara em volta da mola.
6. Encaixe a TAMPA sobre o elemento filtrante e com o PARAFUSO PLÁSTICO apontado para a rosca no anodo mineral aperte-o manualmente no sentido horário. Não aperte demais, pois o parafuso plástico poderá quebrar.
• O objetivo do elemento filtrante é reter quaisquer acúmulos de resíduos que possam se formar no anodo mineral durante a operação normal de ionização. O filtro evita que partículas caiam na água. Portanto mantenha-o limpo.
ATENÇÃO: Seu flutuador agora está pronto para a água da piscina, mas a água da piscina pode não estar pronta para o flutuador.
INICIANDO
O IONIZADOR MIRASOL protegerá sua piscina contra invasão de microrganismos. O processo de ionização solar transforma sua água em água mineral biologicamente saudável e resistente a algas. Dependendo do volume de água, condições climáticas e uso, o período de inicialização pode variar de cerca de dois dias a uma ou mais semanas (no caso de piscinas gigantes). O MIRASOL não pode ionizar uma piscina instantaneamente porque foi projetado com uma saída calculada de baixa potência para torná-lo segura e eficaz. Por isso é importante que seja feita uma limpeza completa e inserida na água as mesmas quantidades produtos químicos que antes eram utilizados. Portanto, é importante manter um nível normal de higienização durante este período inicial de ionização.
1. Limpe a água antes de flutuar seu MIRASOL. Se a água estiver muito suja ou com muitas algas, pode ser necessária uma dose de "choque" de Algicida/cloro.
2. Deixe a água clorada e PH normal para sua piscina. Use um kit de teste de cloro regularmente para manter o controle do PH ideal. Mais cloro pode ser necessário se as condições da água assim exigirem.
3.Agora deixe seu MIRASOL flutuando livremente, dia e noite, sol e chuva. Observe e garanta que a luz solar incida sobre a unidade. Se necessário, em caso de local com sombra, amarre a unidade com um barbante frágil em uma parte ensolarada da piscina.
4. IMPORTANTE: O sistema de filtragem e circulação deve ser durante o dia, acionado preferencialmente de forma automática e programável e pelo tempo recomendado no MANUAL DE INSTRUÇÕES. O MIRASOL flutuando estará degradando o anodo mineral (criando íons minerais). O sistema de filtragem programado permitirá a mistura e a circulação adequadas dos minerais, os quais vão tratar a água da piscina.
A PRIMEIRA SEMANA
Com a unidade MIRASOL correta para o volume de água de sua piscina, o equipamento tem capacidade para gerar uma certa quantidade diária de íons degradado do anodo mineral, razão pela qual não utilizar de equipamento recomendado para piscinas maiores em piscinas pequenas, pois pode exceder o "ponto de saturação" e resultar em excesso de minerais se acumulando na água da piscina como também depositando metais nas paredes e fundo. Por esta razão a linha de IONIZADOR SOLAR MIRASOL é composto de 5 opções de equipamentos que trabalham com mais 5 ajustes finos por meio das LUVAS REDUTORAS de degradação.
É importante gastar alguns minutos por semana para verificar o nível de íons minerais e manter o equipamento completamente limpo (consulte no manual sobre a tarefa semanal de "LIMPEZA DE MANUTENÇÃO".
A ideia geral é usar seu MIRASOL apenas o suficiente para manter um nível de íons adequado e determinar quão pouco cloro é necessário para manter a água limpa, cristalina e saudável.
LIMPEZA DO ANODO MINERAL
O MIRASOL é o único purificador que, além de gerar íons minerais benéficos, como também coleta minerais, como cálcio e ferro que são indesejáveis na água da piscina e os retém dentro do Elemento Filtrante. A retirada destes minerais nocivos tem como principal propriedade a de amaciar a água. O anodo mineral de sacrifício é projetado para se degradar lentamente e, neste processo, gerado dentro do filtro, formará em sua volta um acúmulo de incrustações que exigirá limpeza regularmente. A mola de inox também formará uma incrustação, que normalmente consiste em cálcio, e também deve ser limpa. No inicio do uso do MIRASOL, o acúmulo destes resíduos será maior e mais rápido em águas mais duras e diminuirá à medida que a água se tornar progressivamente mais macia. Desta forma é normal notar que a quantidade de sujeira depositado no filtro vai diminuir em alguma semanas. Vai parecer que o equipamento não está funcionando com a mesma eficácia de quando mergulhado na piscina nos primeiros dias.
ATENÇÃO: Anodo MINERAL muito incrustado de resíduos, restringirá o fluxo elétrico, retardarão o processo de ionização, e conseqüentemente o filtro estando entupido vai diminuir o fluxo normal da circulação da água. Portanto, é imprescindível a limpeza semanal ou no máximo quinzenalmente.
1. Deite a unidade com a face para baixo, de preferência na grama.
2. Remova o parafuso girando no sentido anti-horário, retire a tampa, o elemento filtrante, a mola de inox e desrosqueie o anodo mineral.
3. Inicialmente limpe as partes com um jato de água do bico da mangueira ou torneira, para remover o material solto e as incrustações.
4.Com a água correndo sobre os eletrodos, use uma esponja e detergente sobre o acúmulo de residuos para remover a maior parte dos resíduos e se necessário use a escova de latão apenas no anodo e os 3 pontos de contato da mola de inox.
O ANODO MINERAL não precisa ser limpo até o metal ficar totalmente aparente, embora a mola seja relativamente fácil de limpar completamente. Se a maior parte da incrustação for removida, o MIRASOL funcionará satisfatoriamente. Quanto mais limpos os componentes, mais eficiente será a operação de ionização mineral.
Ocasionalmente, a tela do filtro precisará de uma limpeza especial para garantir um fluxo livre de água. Como a tela é muito fina, os depósitos podem lentamente obstruir as aberturas na tela e restringir o fluxo de água. Neste caso siga as instruções abaixo para uma perfeita limpeza do elemento filtrante:
1. Lave os detritos soltos com jatos de água de mangueira ou torneira e com o uso de detergente e esponja de limpeza.
2. Mergulhe a tela em um pote de vinagre por um período de 1 hora até que esteja visualmente livre de qualquer acúmulo de incrustações.
3. Enxágüe o elemento filtrante e reinstale na unidade ionizadora.
NOTAS
O banho de vinagre também pode ser usado para limpar o anodo mineral e a mola de inox. Não deixe as peças submersas por mais de 1 hora. Enxágüe bem e reinstale os componentes na unidade ionizadora.
ROTINA
É importante gastar alguns minutos por semana para monitorar o equilíbrio da água, limpar a unidade e aprender as rotinas do funcionamento com a água tratada pelo MIRASOL. Após alguns meses de experiência, você deve ter uma boa ideia sobre quão pouco cloro ou outros produtos químicos é necessário e a melhor maneira e freqüência de limpeza do equipamento.
O MIRASOL funciona bem com cloro residual. Algicida, condicionadores, clarificantes, etc., passam a ser praticamente desnecessários. Eventualmente você vai utilizar um pouco mais de cloro devido a um aumento excessivo na temperatura da água, excesso de chuva, tormentas e ventania ou até mesmo com adição de água nova. Se estiver usando cloro, mesmo que em forma liquida, adicione ao pôr do sol, porque os raios solares neutralizam rapidamente o cloro. Os níveis recomendados pelo fabricante do cloro passam a não ser absolutos e podem variar com as mudanças nas condições e aspecto da água. O que funciona melhor para sua piscina é determinado pela sua experiência. Deixe sua água buscar seu próprio equilíbrio. Não altere arbitrariamente o pH, não aplique grandes doses de cloro (também conhecido como "choque"), não adicione Algicida. Dê tempo para a água da sua piscina se estabilizar e lembre-se, SIMPLICIDADE É O OBJETIVO E A FUNÇÂO DO SEU IONIZADOR MIRASOL.
SUBSTITUIÇÃO DO ANODO MINERAL DEGRADADO POR UM NOVO KIT DE REPOSIÇÃO
O anodo mineral é projetado para se desintegrar lentamente com o passar dos meses. Conforme a capacidade de cada um dos 5 equipamentos, a troca do anodo pode demorar até 18 meses ou mais, dependendo das condições do local de sua piscina. Você saberá disso quando o anodo estiver "fino como um lápis"em seu ponto mais fino.
1. Remova o parafuso plástico, o elemento filtrante, a mola e desrosqueie o Anodo Mineral desgastado.
2. Faça a limpeza dos contatos e da mola de aço inox.
3. Rosqueie manualmente o novo Anodo Mineral, encaixe a mola limpa, o novo filtro e fixe com o novo parafuso plástico a tampa com aperto manual.
Lembrando que o procedimento para instalar o eletrodo é na ordem inversa e pode ser encontrado em "MONTAGEM INICIAL".
OBSERVAÇÃO: Para aumentar a vida útil do anodo, a cada limpeza (preferencialmente semanal) inverta a posição do mesmo. Desta forma o desgaste se tornará mais uniforme, aumentando a vida do Anodo Mineral.
TESTE DE DEGRADAÇÃO DOS IONS MINERAIS
Recomendados esta prática para todos os tipos de tratamentos de piscinas Fazendo este teste, você vai conhecer os limites para o melhor tratamento da água de sua piscina o qual trará mais qualidade e muita economia de produtos químicos.
NOTA: Não confunda tratamento com produto químico “Sulfato de Cobre” com a emissão de “Ions Minerais” gerada pelo Ionizador Solar MIRASOL. O Sulfato de Cobre é uma fonte de adição de cobre muito antiga e envolve a adição de um composto químico sólido à água. Já os Ions de Cobre produzido de forma controlada por meio do processo do sistema de ionização é muito seguro e saudável.
O ANODO MINERAL é fabricado de uma liga exclusiva composta de metais específicos, predominantemente cobre puro. Existe a venda alguns kits para teste de íons que detecta a presença da quantidade de cobre diluída na água, permitindo que você determine se sua piscina possui um nível adequado de minerais protetores. Os reagentes no kit são muito sensíveis e as leituras podem ser afetadas por várias interferências. Ao usar o teste de íons para cobre, avalie o resultado para conhecer melhor ação e costumes para garantir ainda mais a qualidade da água tratada.
USANDO O KIT DE TESTE: Podem ser adquiridos em lojas especialistas em produtos para piscinas como também pela internet. Leia as instruções do kit de teste de íons através das fitas de papel; é muito simples.
O acréscimo dos minerais adicionados na água começam a aparecer 3 dias após mergulhar seu MIRASOL na piscina.
A partir de 1 semana, com tempo de sol, você já consegue avaliar a degradação do Anodo Mineral provocada pela ionização do equipamento escolhido para a dimensão da sua piscina. Caso esteja um tempo nublado avalie após 10 dias. A meta ideal a ser alcançada é de 0,3ppm de Cobre na água, que ao ser atingida, você pode iniciar a redução pela metade do uso de cloro na piscina podendo após mais testes ser reduzido a quase zero de cloro.
Se a leitura do íon de Cobre ultrapassar 0,5ppm ou mais, remova a unidade da água por 2 dias e meça novamente o nível de ionização mineral. Se continuar acima de 0,5ppm ou mais aguarde mais 2 dias e repita o teste. Se o nível cair para 0,3ppm ou menos, retome a flutuação da unidade e continue as verificações desta vez aguardando por 1 semana. Este caso deixa claro que o modelo da unidade ionizadora foi super dimensionada. Ex.: uma piscina de 30.000 litros que deveria usar um MIRASOL MINI (recomendado para 15.000 a 40.000 litros) estaria usando um MIRASOL CLUB (recomendado para 70.000 a 150.000 litros).
SÃO VÁRIOS OS PROCEDIMENTOS DE CONTROLE DE COBRE, PARA CONHECER SUA PISCINA, CONFORME EXPLICAÇÃO ABAIXO:
•IDEAL - Se o nível do íon se mantiver em 0,3ppm, continue flutuando em tempo integral e reduza ainda mais o uso do cloro, podendo chegar a níveis praticamente zero cloro.
•FORMA DE AJUSTE - Se o nível do íon ultrapassar 0,3ppm, utilize a luva redutora que acompanha o MIRASOL e teste novamente.
•Se ainda continuar subindo você pode alternar 2 dias com a unidade flutuando e 1 dia sem a unidade. Piscinas muito pequenas podem não precisar da assistência do MIRASOL continuamente. Escalone o tempo de uso.
•Se o nível do íon baixar de 0,2ppm até 0,0ppm pode ser duas situações: Você está utilizando um MIRASOL para piscina pequena em uma piscina grande ou se for o equipamento compatível para o seu volume de água, o mesmo está com algum problema (filtro sujo ou obstruído por falta de manutenção de limpeza) ou até mesmo defeito. Neste caso entre em contato com o SAC MIRASOL através dos telefones (11) 2296-7774 / (11) 2296-7200 ou e-mail sac@donem.ind.br.
O objetivo do teste de íons é determinar inicialmente o quanto é seguro reduzir o cloro de sua piscina e, posteriormente, estabelecer um cronograma de flutuação que resulte em uma leitura de íons estável de aproximadamente 0,3 ppm. Dependendo das condições climáticas, ensolação ou tipo da água (água salobra, de poço ou água do mar), as piscinas com mais de 70.000 litros geralmente exigem flutuação em tempo integral. Piscinas menores podem manter um nível de íons adequado com um cronograma de flutuação em tempo parcial, gerando um prolongamento da vida útil do Anodo Mineral. Por exemplo: Piscina muito pequena, um dia dentro, um dia fora, dois dias dentro, um dia fora, etc. Piscinas em locais com sombra ou em locais com iluminação artificial exigirão flutuação em tempo integral e sem a luva redutora, pois a saída de íons será cerca de metade ou menor daquela com sol pleno.
CASOS RAROS NO BRASIL – O FECHAMENTO OU A REABERTURA DO USO DA PISCINA EM LOCAIS DE GEADA OU FRIO MUITO INTENSO
Seguindo as instruções contidas no manual, seja fechando a piscina para o inverno ou abrindo para o verão, a água da sua piscina deve permanecer sempre limpa, mas se você prepará-la corretamente:
1. Garanta a leitura de íons de 0,3 a 0,5ppm. A água mineralizada protegerá contra algas; os íons agem como um Algicida, portanto, não há necessidade de adicionar Algicida adicional.
2. Mantenha a filtragem diária com o tempo recomendado no manual de instruções.
3. Efetue a limpeza do anodo conforme recomendado.
4. Se a água estiver limpa, não há necessidade do uso de cloro. Se estiver suja ou com poucas algas adicione somente cloro, se for excesso de algas (água totalmente verde) faça choque somente de cloro, aguarde a decantação para uma boa aspiração. Em casos extremos de piscinas abandonadas, use Algicida de choque e faça a escovação e aspiração.
5. Após aspirar limpe o filtro drenando a água suja.
6. Cubra a piscina totalmente limpa, e prepare a bomba para o período de inverno.
7. Se a água for congelante retire o MIRASOL da piscina, pois pode danificar a unidade.
Se bomba de sua piscina, totalmente limpa, foi desligada, coberta e com um nível de íons insuficiente aliado a condições climáticas severas, a qualidade da água pode ficar comprometida. Desta forma faça as seguintes ações:
1. Complete o nível de água, escove as paredes e fundo e aspire conforme necessário e retro lave o filtro.
2. Adicione cloro para limpar qualquer turvação, se presente.
3. Teste o nível de íons e com o MIRASOL limpo, deixe a unidade na água para restabelecer 0,3 ppm.
4. Se o nível de íons estiver abaixo de 0,3 ppm, aumente temporariamente o cloro para proteção.
5. Mantenha cloro suficiente para garantir a clareza da água.
6. Verifique se o pH está dentro da faixa de 7,2 a 7,8. Corrija se necessário.
DICAS QUE PODEM TE AJUDAR
-
É altamente improvável que seu MIRASOL não gere íons. Em caso de dúvida, siga com a verificação recomendada no manual de instruções para teste da unidade ionizadora.
-
Piscinas novas de concreto, fibra ou vinil precisam “curar” por um mês antes de usar o MIRASOL.
-
O bicarbonato de sódio funciona bem para aumentar o Ph da água, e está disponível no mercado com um preço bem razoável.
-
Prefira o cloro ao invés de água sanitária. O alvejante doméstico funciona perfeitamente para piscinas até 10.000 litros. Para piscinas maiores utilizar cloro quando necessário.
-
Se necessário a adição de cloro em sua piscina, prefira o uso de tablete de cloro no skimmer ou dispensador flutuante para fornecer uma adição constante na piscina. Eventualmente ou se necessário, adicione um reforço adicional de cloro líquido ou granulado para manter a água limpa.
-
A escova de latão que faz parte do MIRASOL ajuda na limpeza do Anodo e os 3 contatos da Mola de Inox.
-
Sempre armazene o cloro em um local fresco e seco.
-
Mantenha o kit de teste de íons em local fresco.
-
Anualmente, se possível, verifique a dureza da água efetuando as medições dos sólidos totais dissolvidos, conhecidos como TDS. Com um TDS alto, a água não consegue absorver e reter minerais benéficos com mais facilidade, o que retarda a purificação da água da piscina.
-
Leituras de aproximadamente 2.000ppm de TDS ou mais indicam a necessidade de drenar e reabastecer a piscina com água “nova”. Se isso não for possível, a drenagem parcial e o reabastecimento com água “nova” são uma boa solução
-
A adição de ácido cianúrico (estabilizador) não é necessária se você já usa uma forma estabilizada de cloro, como pastilhas.
-
O MIRASOL funciona bem com uma capa para a cobertura piscina. As opções são abrir a cobertura em um dos cantos o suficiente para flutuar a unidade ou até mesmo recortar um "X" de 10cm na capa, o que permitirá que a unidade receba a luz solar e o anodo e suas partes permaneçam na água.
-
Ao substituir o kit de reposição, certifique que o Anodo esteja bem rosqueado como também de que não haja espaço entre o Anodo e a Tampa após o aperto com o parafuso plástico. Caso haja espaço entre o apoio do anodo, o processo de ionização irá corroer os cantos do anodo deixando-o arredondado.
-
Deixe totalmente seco as e roscas, pois a umidade pode proporcionar uma estrema fixação das roscas deixando muito duro a liberação dos parafusos na próxima etapa de limpeza.
ALGUNS CONSELHOS IMPORTANTES
Não tome automaticamente como garantido o conselho daqueles que não têm total experiência com o MIRASOL. Algumas pessoas que conheceram outros aparelhos rudimentares de ionização certamente tiveram alguma decepção.
Muito aparelhos são construídos de forma artesanal, precária e principalmente sem qualquer conhecimento da correta tensão energética, gerando falta ou excesso de potência para a ionização; além de utilizarem barras de cobre industrial que contem chumbo e outros metais pesados que são altamente tóxicos. Em geral estes fabricantes oferecem um curto tempo de garantia do ionizador e tratam o anodo pelo nome de eletrodo , prometendo um baixo “tempo” de duração do seu cobre. A LINHA MIRASOL POSSUI 1 ANO DE GARANTIA NAS UNIDADES IONIZADORAS QUE PROPORCIONAM A DURABILIDADE DO ANODO MINERAL DE ATÉ 24 MESES (conforme o equipamento e as condições de uso)
Também, a opinião de especialista em venda de cloro e os mais diversos produtos químicos de piscina, são totalmente contra ao uso do Ionizador MIRASOL; afinal as recomendações refletem uma piscina tratada quimicamente a base de cloro o que não se aplica à água ionizada.
Nunca adicione clarificadores ou removedores de metais que eliminem os íons minerais benéficos gerados pelo seu MIRASOL.
A adição de algicida é desnecessária, pois o MIRASOL já é um gerador de algicida e faz decantar as algas misturadas na água.
IONIZADORES MIRASOL – QUALIDADE E RESPONSABILIDADE NO TRATAMENTO DE ÁGUAS
